Apresentação mundial do novo Mercedes-AMG GT 63 S E PERFORMANCE Coupé em Shanghai

Cadeia cinemática híbrida E PERFORMANCE com uma potência total de 816 CV
A motorização AMG com a aceleração mais rápida: dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,8 segundos
De série com controlo de estabilidade da carroçaria, tração integral, eixo traseiro direcional e sistema de travões compósitos em cerâmica de elevado desempenho
Vasta gama de opções de personalização, incluindo o programa MANUFAKTUR

No fim de semana de Formula 1™ em Shanghai, a Mercedes-AMG apresentou a nova motorização de topo da sua série GT. A cadeia cinemática híbrida E PERFORMANCE de potência extremamente elevada, constituída por um motor V8 e um motor elétrico, assegura uma resposta instantânea às solicitações e uma entrega de potência impressionante. A tecnologia inovadora do desporto automóvel, inspirada pela equipa de F1 da Mercedes-AMG PETRONAS, constitui a base de uma experiência automóvel única, repleta de desempenho e dinâmica de condução.

No novo AMG GT 63 S E PERFORMANCE Coupé (consumo de energia em ciclo combinado, ponderado: 12,6 kWh/100 km mais 8,2 l/100 km | consumo de combustível em ciclo combinado com bateria descarregada: 12,3 l/100 km | emissões de CO2 em ciclo combinado, ponderadas: 188 g /km | classe de emissões de CO₂ em ciclo combinado, ponderadas: G | classe de emissões de CO₂ com bateria descarregada: G)[1], o motor de 4.0 litros V8 biturbo e o motor elétrico AMG em conjunto produzem uma potência total de 816 CV e um binário máximo de até 1420 Nm[2]. A rápida aceleração dos 0 aos 100 km/h em 2,8 segundos e a velocidade máxima de 320 km/h realçam o desempenho poderoso. Sistemas como a suspensão AMG ACTIVE RIDE CONTROL com controlo semiativo de estabilidade da carroçaria e o eixo traseiro direcional asseguram uma ampla variedade entre dinâmica de condução e conforto de condução no dia a dia.

E PERFORMANCE: motor de combustão no eixo dianteiro, motor elétrico no eixo traseiro

A cadeia cinemática do novo AMG GT 63 S E PERFORMANCE combina o motor AMG V8 de 4.0 litros biturbo no eixo dianteiro com um motor elétrico no eixo traseiro. O modelo está equipado com um motor elétrico síncrono de excitação permanente de 204 CV, com uma caixa de duas relações comandada eletricamente e um diferencial mecânico de deslizamento limitado no eixo traseiro. A bateria de elevado desempenho e baixo peso também está instalada acima do eixo traseiro. Este design compacto tem várias vantagens. O motor elétrico atua diretamente no eixo traseiro e pode, portanto, converter a sua potência elétrica em propulsão de forma mais direta. Isto permite fornecer uma potência suplementar aquando do início da marcha, durante a aceleração ou em situações de ultrapassagem. Se o deslizamento do eixo traseiro aumentar, a força de tração do motor elétrico também é transferida às rodas dianteiras conforme necessário. Isto é possível com a ligação mecânica do sistema de tração integral totalmente variável AMG Performance 4MATIC+, através do veio de transmissão e dos semieixos das rodas dianteiras. A instalação no eixo traseiro melhora a distribuição do peso pelos eixos do veículo e cria a base para um comportamento convincente.

Inspirada pela Formula 1™, desenvolvida em Affalterbach: a bateria de elevado desempenho da AMG

As baterias necessitam de funcionar a uma determinada temperatura para uma ótima entrega de energia. Se arrefecerem ou aquecerem demasiado, podem perder energia temporariamente ou até ser desligadas para evitar danos se a temperatura for demasiado elevada. Um controlo uniforme da temperatura da bateria tem, portanto, uma influência decisiva no seu desempenho, vida útil e na segurança. Os sistemas de arrefecimento convencionais, que apenas arrefecem com ar ou com água indiretamente todo o pack da bateria, rapidamente atingem os seus limites - especialmente à medida que os requisitos continuam a aumentar devido às células com uma energia específica cada vez mais elevada.

A base para o elevado desempenho da bateria de 400 V da AMG é o inovador sistema de arrefecimento direto: pela primeira vez, as 560 células são arrefecidas individualmente. Estão constantemente envolvidas por um líquido de arrefecimento tecnologicamente avançado à base de um líquido não inflamável. Comparativamente à água, o líquido de arrefecimento tem uma capacidade calorífica três vezes superior e armazena mais energia térmica. Para arrefecer diretamente, os engenheiros da AMG tiveram de desenvolver novos veios de refrigeração milimétricos, cuja largura corresponde à altura das células cilíndricas.

O desenvolvimento da bateria de iões de lítio foi inspirado pelas tecnologias comprovadas nos monolugares de Formula 1™ da equipa Mercedes-AMG Petronas F1. A bateria de elevado desempenho da AMG fornece uma elevada potência que está continuamente disponível. Desta forma permite aumentar o desempenho geral do AMG GT Coupé. A isto acrescenta-se ainda a capacidade de fornecer energia rapidamente e a elevada densidade de armazenamento de energia. A bateria de elevado desempenho fornece uma capacidade de armazenamento de energia de 6,1 kWh, 70 kW de potência contínua e 150 kW de potência máxima durante um período limitado. O carregamento processa-se através do carregador de bordo de 3,7 kW com corrente alternada num posto de carregamento, wallbox ou através de uma tomada elétrica doméstica. A bateria foi concebida para um rápido fornecimento e consumo de energia e permite percorrer até 13 quilómetros em modo puramente elétrico (EAER).

Estratégia de funcionamento: energia elétrica sempre disponível

A estratégia de funcionamento básica deriva do sistema híbrido dos monolugares da equipa Mercedes-AMG Petronas de Fórmula 1™. Tal como na classe rainha do desporto automóvel, a propulsão máxima está sempre disponível quando o condutor necessita – por exemplo, para uma forte aceleração à saída das curvas ou para ultrapassar. A energia elétrica pode ser sempre solicitada e frequentemente recuperada através do elevado desempenho de recuperação e da recarga de energia em função das necessidades. O conceito de bateria independente permite alcançar o ótimo compromisso entre a máxima dinâmica de condução e a eficiência. Todos os componentes são perfeitamente coordenados entre si: o aumento de desempenho pode ser sentido e medido imediatamente.

Os oito programas de condução da função AMG DYNAMIC SELECT, designadamente “Electric”, “Battery Hold”, “Comfort”, “Slippery”, “Sport”, “Sport+”, “RACE” e “Individual” foram precisamente concebidos para corresponder à nova tecnologia da cadeia cinemática. Oferecem uma ampla variedade de experiências de condução – desde eficientes a dinâmicas. Os programas de condução adaptam parâmetros importantes como a resposta da cadeia cinemática, da caixa de velocidades, da direção, do amortecimento da suspensão e do som. Os programas podem ser selecionados utilizando o botão AMG e o display central na consola central ou os botões táteis AMG no volante.

Normalmente, o híbrido desportivo arranca silenciosamente ("Modo Silent") no programa de condução "Comfort" quando o motor elétrico está ligado. O símbolo "Ready" no painel de instrumentos sinaliza que o veículo está pronto a ser conduzido. Além disso, um som de arranque potente e sonoro, típico da AMG, é ouvido como resposta acústica sobre a prontidão para conduzir. Este som é irradiado para o interior através dos altifalantes do veículo. Basta um ligeiro toque no pedal do acelerador para o AMG Performance Hybrid iniciar a marcha.

A recuperação pode ser selecionada em quatro níveis

Como a bateria de elevado desempenho está sempre à temperatura ideal de aproximadamente 45 graus graças ao arrefecimento direto, a recuperação também pode ser otimizada. Normalmente, uma bateria aquece muito quando a potência de recuperação é elevada, pelo que a recuperação de energia tem de ser limitada. Isto não acontece com o arrefecimento direto. Portanto, a recuperação começa logo em modo de circulação em roda livre sem que o pedal dos travões seja pressionado. Desta forma a bateria é carregada e é produzido um binário de travagem. Os travões das rodas são protegidos ou, dependendo do nível de recuperação e da situação do trânsito, não precisam de ser aplicados.

Podem ser selecionados quatro níveis de recuperação diferentes utilizando o botão direito do volante AMG. Isto aplica-se a todos os programas de condução, exceto ao “Slippery”. No nível mais elevado, é possível conduzir com um só pedal. Uma potência superior a 100 kW pode ser recuperada e fornecida à bateria. Outra vantagem da recuperação é o facto de a velocidade do veículo não aumentar em descidas de declive acentuado. O sistema funciona como um travão-motor.

Aerodinâmica ativa

O perfil aerodinâmico ativo, que se encontra ocultado na secção inferior da carroçaria em frente ao motor, contribui para o comportamento fácil de controlar. É um equipamento de série na versão topo de gama do AMG GT. Este perfil de carbono é um desenvolvimento exclusivo da AMG e está protegido por patentes. Reage à seleção dos programas de condução AMG e baixa automaticamente cerca de 40 milímetros a uma velocidade de 80 km/h. Isto cria o designado efeito Venturi, que suga o veículo para a estrada e reduz a força aerodinâmica ascendente no eixo dianteiro.

Outro componente ativo é o spoiler traseiro extensível, perfeitamente integrado na tampa da bagageira. A sua posição varia em função das condições de condução. A equipa de aerodinâmica da AMG adaptou o software de controlo do AMG GT 63 S E PERFORMANCE para um maior desempenho e modificou vários parâmetros. Nos parâmetros de cálculo incluíram a velocidade, as acelerações longitudinal e lateral, e ainda a velocidade de manobra da direção. Em função do programa de condução selecionado, o spoiler assume cinco novas posições angulares a partir dos 80 km/h para otimizar a estabilidade da condução ou reduzir a resistência ao ar.

Suspensão AMG ACTIVE RIDE CONTROL com controlo semiativo de estabilidade

Outro equipamento de série é a suspensão AMG ACTIVE RIDE CONTROL com controlo semiativo de estabilidade da carroçaria. Os amortecedores, que são ajustados nas fases de retorno e de compressão, estão adicionalmente equipados com elementos hidráulicos semiativos e interligados. Substituem as barras estabilizadoras transversais convencionais e reduzem as oscilações transversais da carroçaria. A ligação hidráulica das câmaras dos amortecedores das quatro rodas é realizada através de tubagens hidráulicas e de válvulas de controlo no interior dos amortecedores adaptativos.

A ligação hidráulica dos quatro amortecedores e a regulação da pressão da bomba e das válvulas de controlo permite uma taxa de retorno da mola extremamente ampla e ao mesmo tempo movimentos de adornamento reduzidos. Em sentido figurado, cada barra de torção atua desde a condição de repouso até à rigidez máxima automaticamente. Esta solução aumenta o conforto no dia a dia pois mesmo as irregularidades num lado da faixa de rodagem são compensadas. Nas curvas dinâmicas, o sistema hidráulico também reduz ativamente a diminuição do ângulo de sopé. Graças à elevada rigidez do ângulo de sopé, a direção do coupé é extremamente precisa.

Durante a condução em linha reta, o sistema é completamente aberto, dependendo do programa de condução e da situação de condução. O sistema compensa as irregularidades de um lado da faixa de rodagem que, de outra forma, levariam a movimentos de adornamento. O condutor e os passageiros sentem uma experiência de condução significativamente mais confortável. As reduzidas oscilações transversais da carroçaria em curva aumentam o conforto e a dinâmica de condução. As características de comportamento nos programas de condução individuais também podem ser mais diferenciadas entre conforto e desportividade.

O eixo traseiro direcional combina agilidade e estabilidade

O AMG GT 63 S E PERFORMANCE também está equipado de série com o eixo traseiro direcional. Em função da velocidade, as rodas do eixo traseiro são direcionadas para o lado oposto (velocidade até 100 km/h) ou para o mesmo lado (velocidade superior a 100 km/h) que as rodas dianteiras. O sistema permite portanto um comportamento ágil e particularmente estável. Estas características são opostas sem o eixo traseiro direcional. Outras vantagens incluem a maior facilidade de controlo do veículo nos limites físicos e o menor esforço na direção, pois a relação de transmissão da direção do eixo dianteiro é mais direta.

Facilidade de controlo e estabilidade: o sistema de travões compósitos em cerâmica AMG de elevado desempenho

Para corresponder às prestações extremas e ao desempenho associado, o sistema de travões compósitos em cerâmica de elevado desempenho da AMG, com pinças fixas de 6 êmbolos no eixo dianteiro e pinças flutuantes de 1 êmbolo no eixo traseiro, pintadas na cor bronze, é um equipamento de série. Comparativamente aos modelos AMG GT exclusivamente com motor de combustão, as suas dimensões são superiores: os discos de travão em carbono-cerâmica no eixo dianteiro medem 420 x 40 milímetros e no eixo traseiro 380 x 32 milímetros. O sistema de travagem impressiona com distâncias de travagem verdadeiramente curtas, bem como com a máxima estabilidade e resistência à fadiga em condições de utilização intensiva. O sistema também marca pontos no que diz respeito ao seu longo ciclo de vida. O material leve permite reduzir o peso e as massas não amortecidas.

Alterações de design que indiciam uma cadeia cinemática E PERFORMANCE

A característica distintiva exclusiva do novo modelo topo de gama de duas portas da série AMG GT é a secção traseira. Aqui a novidade é a tampa da tomada de carregamento e a designação do modelo realçada a vermelho. No exterior, as ponteiras do sistema de escape integram revestimentos trapezoidais duplos. A insígnia "E PERFORMANCE" nas laterais indica que o modelo está equipado com a cadeia cinemática exclusiva. De série, o modelo híbrido está equipado com jantes em liga leve AMG com 10 raios de 20 polegadas. São aerodinamicamente otimizadas, pintadas em cinzento tântalo com acabamento brilhante. O modelo está equipado com pneus 295/35 R 20 e jantes 10.5 J x 20 no eixo dianteiro e pneus 305/35 R 20 e jantes 11,0 J x 20.

Tal como em todas as séries de modelos, estão disponíveis várias cores de pintura e também equipamentos específicos para a versão híbrida. O design exterior pode ser ainda aperfeiçoado com inúmeros pacotes de equipamento de design. Estão ainda disponíveis outros modelos de jantes em liga leve de 20 polegadas e de jantes forjadas de 21 polegadas em vários desenhos e variantes de cor.

Interior concebido a pensar no condutor com uma ampla gama de opções

O interior vai ao encontro das pretensões dos clientes que pretendem desportividade e também dos clientes que têm preferência pelo máximo conforto. O design do posto de condução até ao display em formato vertical na consola central, foi criado com particular atenção para o condutor e impressiona com uma impressão geral harmoniosa. A configuração opcional de 2+2 lugares oferece um espaço generoso no interior.

Os bancos desportivos AMG com regulação elétrica são alguns dos muitos destaques do equipamento interior. Combinam um bom apoio lateral com o conforto nas viagens longas. Três programas de massagem asseguram um excelente conforto durante as viagens longas. Este conforto pode ainda ser aumentado: o pack ENERGIZING Plus combina as funções do banco com iluminação ambiente para criar programas de conforto relaxantes. Os bancos desportivos AMG opcionais com apoios de cabeça integrados e saídas de ventilação nos encostos são ainda mais desportivos.

A vasta seleção de revestimentos dos bancos reflete a gama de equipamentos, desde confortáveis aos orientados para a desportividade. A pele Nappa de uma e de duas cores está incluída, bem como o revestimento MANUFAKTUR particularmente elegante em pele Nappa com acolchoamento em padrão diamante. A desportividade é realçada pela combinação de pele napa com microfibra MICROCUT e pesponto contrastante em amarelo ou vermelho.

Vasta gama de opções de personalização com o programa MANUFAKTUR

MANUFAKTUR é a gama de personalização com pinturas exclusivas e pormenores do interior de elevada qualidade. Os materiais selecionados e a mão de obra especializada oferecem a oportunidade de tornar o novo AMG GT Coupé ainda mais pessoal.

A gama disponível para o AMG GT inclui agora nove novas pinturas MANUFAKTUR, que complementam a gama anterior: as três pinturas sólidas MANUFAKTUR Azul Vintage sólida, MANUFAKTUR Cinzento Silicon sólida e MANUFAKTUR Areia do deserto sólida. Para além disso, estão disponíveis as duas pinturas metalizadas MANUFAKTUR Laranja Flame e MANUFAKTUR Vermelho Rubellite. Foram ainda acrescentadas quatro pinturas mate: MANUFAKTUR Preto Night magno, MANUFAKTUR Cinzento high-tech magno, MANUFAKTUR Cinzento Graphite magno[3] e MANUFAKTUR Laranja Copper magno.

O pack MANUFAKTUR Interior está disponível em sete versões de cores MANUFAKTUR: vermelho Classic/preto MANUFAKTUR, Vermelho Mystic/preto MANUFAKTUR, Cinzento Rosé/preto MANUFAKTUR, bege Savanna/preto MANUFAKTUR, castanho Tobacco/preto MANUFAKTUR, azul Yacht/preto MANUFAKTUR e o verde Shady/preto MANUFAKTUR.

O pack de interior inclui bancos em pele Nappa MANUFAKTUR com padrão de acolchoamento em diamante. Nos apoios de braço e nos painéis centrais das portas, na consola central, nos apoios de braços centrais e na secção inferior do tablier também é utilizada pela Nappa numa cor MANUFAKTUR. Outro destaque do pack de interior é o revestimento em pele Nappa MANUFAKTUR do aro do volante AMG Performance, aplicado manualmente, numa cor coordenada com a respetiva cor do revestimento interior.

Os tapetes de alcatifa de pelo macio integram um logótipo AMG bordado e rebordo em pele Nappa na cor interior MANUFAKTUR. Os revestimentos iluminados das embaladeiras das portas integram a inscrição AMG e um padrão exclusivo MANUFAKTUR. A consola central é adornada com a inscrição MANUFAKTUR com um visual cromado brilhante.

Como opção, os componentes de revestimento interior podem ser encomendados pintados em MANUFAKTUR laranja Copper magno, a condizer com a correspondente pintura exterior.

Sistema multimédia MBUX com ecrãs específicos do sistema híbrido

O sistema multimédia MBUX (Mercedes-Benz User Experience) permite uma utilização intuitiva e tem capacidade de aprendizagem. O AMG GT 63 S E PERFORMANCE integra vários displays e funções específicos da AMG e da versão híbrida. Itens de menu exclusivos como "AMG Performance" destacam o carácter desportivo. A tecnologia híbrida também pode ser sentida visualmente: os gráficos de elevada qualidade revelam o fluxo de potência da cadeia cinemática. A velocidade, a potência, o binário e a temperatura do motor elétrico também podem ser visualizados.

[1] Os valores declarados foram determinados de acordo com o procedimento de medição WLTP (Worldwide Harmonised Light Vehicles Test Procedure). Os valores indicados referem-se ao mercado alemão. O consumo de energia e as emissões de CO2 de um veículo dependem não só da utilização eficiente do combustível ou da fonte de energia pelo veículo, mas também do estilo de condução e de outros fatores não técnicos.

[2] O binário do sistema declarado corresponde a um valor teórico calculado que é utilizado para fins de comparação.

[3] Disponível para encomenda a partir do terceiro trimestre de 2024.

[4] O binário do sistema declarado corresponde a um valor teórico calculado que é utilizado para fins de comparação.

[5] Os valores declarados foram determinados de acordo com o procedimento de medição WLTP (Worldwide Harmonised Light Vehicles Test Procedure). Os valores indicados referem-se ao mercado alemão. O consumo de energia e as emissões de CO2 de um veículo dependem não só da utilização eficiente do combustível ou da fonte de energia pelo veículo, mas também do estilo de condução e de outros fatores não técnicos.

Notícia anterior
Próxima Notícia