SEAT com novas funcionalidades de segurança e de condução obrigatórias em toda a gama

A SEAT reafirma o seu compromisso com a segurança de passageiros e peões, integrando uma série de sistemas de segurança em toda a sua gama e, nos últimos meses, incorporando novos sistemas que são obrigatórios desde o passado dia 7 de julho.  Desta forma, a marca espanhola oferece uma ampla variedade de sistemas de segurança ativa, passiva e preventiva, cumprindo todas as regulamentações de Cibersegurança, Atualização de Software e Segurança Elétrica.

No que diz respeito à segurança preventiva, estão incluídos os mais avançados assistentes de condução ADAS (Advanced Driver Assistance Systems). Estes sistemas representam um grande progresso ao nível da segurança rodoviária. Estes dispositivos não só facilitam as situações quotidianas do trânsito, como também alertam o condutor sobre possíveis perigos, previnem acidentes e mitigam as suas consequências, tanto para passageiros como para peões.

Desde o dia 6 de julho de 2022, foram incluídos diferentes sistemas como o assistente inteligente de velocidade — comercializado pela SEAT como Traffic Sign Recognition –, assistente de mudança involuntária de faixa - Lane Assist –, assistente de travagem de emergência — Front Assist—, detetor de fadiga, entre outros. Estes sistemas, em conjunto com outros como a “caixa negra” de acidentes (event data recorder, EDR) ou a pré-instalação para o alcoolímetro com bloqueio do veículo, passaram a ser obrigatórios em todos os automóveis matriculados a partir de 7 de julho de 2024.

Segundo o Regulamento Europeu, é permitido matricular até 10% dos veículos já produzidos que ainda não tenham implementado estes sistemas durante o ano seguinte à data em que a obrigatoriedade entra em vigor. Assim, até 6 de julho de 2025, existirá um número residual de veículos em stock sem estas implementações, que no caso da SEAT, é inferior a esses 10% fixados para os fabricantes de veículos.

1.             Assistente Inteligente de Velocidade (ISA - Traffic Sign Recognition): Através de uma câmara frontal situada no para-brisas, o sistema reconhece os limites de velocidade das vias públicas, alertando o condutor quando estes são ultrapassados. Em combinação com este sistema, se o veículo também estiver equipado com o controlo de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC), este torna-se automaticamente preditivo. Assim, o modelo SEAT permite adaptar de forma instantânea a velocidade do veículo com base na velocidade máxima da via e, além disso, antecipar-se à mudança de velocidade ou às circunstâncias da via a que nos aproximamos, como, por exemplo, uma rotunda, graças à informação proveniente da Nuvem do sistema de Infotainment.

2.             Alerta de mudança involuntária de faixa (Lane Assist): Através da câmara frontal, o sistema identifica as linhas da estrada e da faixa por onde se circula. Se for detetada uma saída involuntária de faixa, o sistema Lane Assist alerta o condutor e realiza uma suave manobra para corrigir a trajetória, recolocando o veículo dentro da mesma.

3.             Sistema avançado de travagem de emergência (Front Assist): Pode travar de forma autónoma se detetar uma colisão iminente com veículos, ciclistas e peões e não forem acionados os travões. O sistema de sinal de travagem de emergência (ESS) avisa os condutores que circulam atrás com um piscar rápido das luzes de travagem e ativando os quatro piscas.

4.             Detetor de fadiga e sonolência (DDR): Este sistema, através dos sensores implementados no veículo, alerta o condutor com sinais visuais ou sonoros quando deteta sinais de cansaço ou fadiga.

5.             Deteção de tráfego cruzado: O sistema de sensores de estacionamento deteta veículos em sentido transversal —fazendo uso do radar com alcance de até 70 metros nos modelos da SEAT—, avisando o condutor e, em alguns casos, travando de forma autónoma para evitar uma colisão.

6.             Caixa negra (EDR): Regista e armazena continuamente os dados de condução, mantendo os últimos 30 segundos de cada trajeto. Projetada para analisar as causas dos acidentes de trânsito, cumpre a lei de proteção de dados, não partilhando quaisquer informações do titular do veículo nem do condutor.

7.             Inibidor de arranque com alcoolímetro (Alcolock): Impede que o condutor possa ligar o veículo se o seu nível de alcoolemia for superior ao permitido. Embora o alcoolímetro integrado seja obrigatório, a sua utilização ainda não está regulamentada por normativa.

8.             Alerta de uso do cinto de segurança em todos os lugares: Obrigatório desde 1974, o alarme visual e sonoro para os cintos de segurança dianteiros desapertados é obrigatório desde 2014. O mesmo sistema é agora implementado nos assentos traseiros. Sensores nos assentos ativam o alerta ao atingir os 25 km/h ou se decorrer mais tempo do que o estabelecido sem que os cintos sejam colocados.

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