SEAT com novas funcionalidades de segurança e de condução obrigatórias em toda a gama
A SEAT reafirma o seu compromisso com a segurança de passageiros e peões, integrando uma série de sistemas de segurança em toda a sua gama e, nos últimos meses, incorporando novos sistemas que são obrigatórios desde o passado dia 7 de julho. Desta forma, a marca espanhola oferece uma ampla variedade de sistemas de segurança ativa, passiva e preventiva, cumprindo todas as regulamentações de Cibersegurança, Atualização de Software e Segurança Elétrica.

Desde o dia 6 de julho de 2022, foram incluídos diferentes sistemas como o assistente inteligente de velocidade — comercializado pela SEAT como Traffic Sign Recognition –, assistente de mudança involuntária de faixa - Lane Assist –, assistente de travagem de emergência — Front Assist—, detetor de fadiga, entre outros. Estes sistemas, em conjunto com outros como a “caixa negra” de acidentes (event data recorder, EDR) ou a pré-instalação para o alcoolímetro com bloqueio do veículo, passaram a ser obrigatórios em todos os automóveis matriculados a partir de 7 de julho de 2024.
Segundo o Regulamento Europeu, é permitido matricular até 10% dos veículos já produzidos que ainda não tenham implementado estes sistemas durante o ano seguinte à data em que a obrigatoriedade entra em vigor. Assim, até 6 de julho de 2025, existirá um número residual de veículos em stock sem estas implementações, que no caso da SEAT, é inferior a esses 10% fixados para os fabricantes de veículos.
1. Assistente Inteligente de Velocidade (ISA - Traffic Sign Recognition): Através de uma câmara frontal situada no para-brisas, o sistema reconhece os limites de velocidade das vias públicas, alertando o condutor quando estes são ultrapassados. Em combinação com este sistema, se o veículo também estiver equipado com o controlo de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC), este torna-se automaticamente preditivo. Assim, o modelo SEAT permite adaptar de forma instantânea a velocidade do veículo com base na velocidade máxima da via e, além disso, antecipar-se à mudança de velocidade ou às circunstâncias da via a que nos aproximamos, como, por exemplo, uma rotunda, graças à informação proveniente da Nuvem do sistema de Infotainment.
2. Alerta de mudança involuntária de faixa (Lane Assist): Através da câmara frontal, o sistema identifica as linhas da estrada e da faixa por onde se circula. Se for detetada uma saída involuntária de faixa, o sistema Lane Assist alerta o condutor e realiza uma suave manobra para corrigir a trajetória, recolocando o veículo dentro da mesma.
3. Sistema avançado de travagem de emergência (Front Assist): Pode travar de forma autónoma se detetar uma colisão iminente com veículos, ciclistas e peões e não forem acionados os travões. O sistema de sinal de travagem de emergência (ESS) avisa os condutores que circulam atrás com um piscar rápido das luzes de travagem e ativando os quatro piscas.
4. Detetor de fadiga e sonolência (DDR): Este sistema, através dos sensores implementados no veículo, alerta o condutor com sinais visuais ou sonoros quando deteta sinais de cansaço ou fadiga.
5. Deteção de tráfego cruzado: O sistema de sensores de estacionamento deteta veículos em sentido transversal —fazendo uso do radar com alcance de até 70 metros nos modelos da SEAT—, avisando o condutor e, em alguns casos, travando de forma autónoma para evitar uma colisão.
6. Caixa negra (EDR): Regista e armazena continuamente os dados de condução, mantendo os últimos 30 segundos de cada trajeto. Projetada para analisar as causas dos acidentes de trânsito, cumpre a lei de proteção de dados, não partilhando quaisquer informações do titular do veículo nem do condutor.
7. Inibidor de arranque com alcoolímetro (Alcolock): Impede que o condutor possa ligar o veículo se o seu nível de alcoolemia for superior ao permitido. Embora o alcoolímetro integrado seja obrigatório, a sua utilização ainda não está regulamentada por normativa.
8. Alerta de uso do cinto de segurança em todos os lugares: Obrigatório desde 1974, o alarme visual e sonoro para os cintos de segurança dianteiros desapertados é obrigatório desde 2014. O mesmo sistema é agora implementado nos assentos traseiros. Sensores nos assentos ativam o alerta ao atingir os 25 km/h ou se decorrer mais tempo do que o estabelecido sem que os cintos sejam colocados.