Lucros da Mercedes-Benz no terceiro trimestre afetados pela dinâmica do mercado, mantendo-se um sólido fluxo de caixa.
Resultados: Vendas sólidas das divisões Mercedes-Benz Cars e Vans. Os lucros da divisão Mercedes-Benz Cars foram afetados por um ambiente macroeconómico moderado e por uma forte concorrência. A divisão Mercedes-Benz Vans continuou a apresentar bons resultados. A Mercedes-Benz Mobility enfrentou condições de mercado difíceis.
Alocação de capital: Continuação de um forte fluxo de caixa. As saídas de caixa para recompra de ações atingiram os 4,3 mil milhões de euros no acumulado do ano.
Perspetivas: As perspetivas do grupo em relação ao EBIT e ao Fluxo de Caixa Livre permanecem em linha com a atualização de 19 de setembro.
Resultados por divisão
Relativamente à divisão Mercedes-Benz Cars, as condições macroeconómicas mais fracas e a forte concorrência, principalmente na Ásia, superaram a melhoria na disponibilidade de produtos, levando a um lucro ajustado antes de juros e impostos (EBIT) de 1,2 mil milhões de euros (3T 2023: 3,4 mil milhões de euros). Como anunciado anteriormente em setembro, o EBIT do terceiro trimestre foi mais fraco em comparação com o segundo trimestre, devido a preços líquidos mais baixos e um mix de vendas menos favorável, levando a um retorno de vendas ajustado de 4,7% no trimestre. Além das condições de mercado mais difíceis, o mix de vendas do terceiro trimestre também foi afetado pelas transições de produtos, por exemplo, as novas versões ICE e BEV do Classe G, que estarão disponíveis nos principais mercados no quarto trimestre.
O Retorno de Vendas ajustado da divisão Mercedes-Benz Vans ficou abaixo do ano anterior com 13,5% (3T 2023: 15%), impulsionado por vendas inferiores e em linha com as expetativas. Um mix de vendas saudável apoiado por uma substância de produto melhorada compensou parcialmente os volumes de vendas mais baixos. Além disso, as reduções de custos continuaram.
O EBIT ajustado da Mercedes-Benz Mobility diminuiu para 285 milhões de euros, impulsionado principalmente por uma margem de juros mais baixa (3T 2023: 363 milhões de euros). A margem de juros foi afetada pela evolução da taxa de juros num ambiente competitivo. Como resultado, o retorno de capital ajustado atingiu os 8,9% (3T 2023: 10,4%).
Perspetivas
Na divisão Mercedes-Benz Cars, prevê-se que as vendas para o ano inteiro sejam ligeiramente inferiores a 2023. Espera-se que as vendas no quarto trimestre fiquem ao mesmo nível das do terceiro trimestre. Prevê-se que as vendas globais de veículos topo de gama no quarto trimestre tenham uma dinâmica positiva apoiada pela disponibilidade do Classe G, do Mercedes-AMG Classe E, do Mercedes-AMG GT e do SL. A quota de veículos BEV e híbridos plug-in (xEV) situa-se entre 18 e 19% em 2024.
A previsão para o retorno de vendas ajustado é de 7,5 a 8,5%. O retorno de vendas ajustado da divisão Mercedes-Benz Vans deverá situar-se entre os 14 e os 15%.
O retorno de capital ajustado da Mercedes-Benz Mobility deverá situar-se entre os 8,5 e os 9,5% em 2024.
As receitas da Mercedes-Benz Group AG devem ficar inferiores às do ano transato. Conforme comunicado em 19 de setembro, prevê-se que o EBIT e o Fluxo de Caixa da Mercedes-Benz Group AG sejam significativamente inferiores aos do ano transato.